Soma nº 4 | Zaratan

7 de Outubro | 19:00 | Zaratan, Lisboa

Mia Zabelka - violino violin
Maria do Mar - violino violin
Maria Radich - voz voice
Luís Lopes - guitarra e. e. guitar
Ricardo A. Freitas - baixo e. e. bass

+

Musgos

A Associação Terapêutica do Ruído e a Zaratan apresentam “S.O.M.A. - Sound Over Multimedia Art”, um ciclo musical a acontecer mensalmente na Zaratan que celebra a experimentação audiovisual, abraçando uma série de projectos musicais que integram uma componente visual essencial na sua actuação ao vivo, pesquisando assim as sobreposições e as somas entre as frequências das ondas sonoras e os comprimentos das ondas de luz, numa tentativa de tornar audível o visível e/ou visível o audível.

Mia Zabelka é uma artista sonora, improvisadora e compositora clássica austríaca. Vocalista e violinista. Colabora regularmente com artistas de todo o mundo e de todas as áreas, entre os quais Lydia Lunch, John Russel ou o português Carlos Zíngaro.
Em visita a Portugal, Zabelka junta-se à violinista Maria do Mar e convida alguma da nata da improvisação nacional que de forma geral já tem participado noutras sessões terapêuticas de ruído. São eles Maria Radich, vocalista, Luís Lopes, guitarrista e Ricardo Freitas, baixista. Este encontro será ainda acompanhado por vídeos de Gavino Canu, artista visual da Sardenha (Itália) que tem colaborado com Zabelka.

Musgos é um projecto de música instrumental que se funde com imagens vídeo. Os temas compostos criam paisagens auditivas, exprimindo momentos relacionados com a proximidade da natureza e momentos de experiências vividas. Há também um segundo lado em que o vídeo (filmado em super8) tem um papel mais fucral, onde a música segue a imagem em movimento, tornando-se numa banda sonora de improvisação. Musicalmente são ambiências em que o tempo deixa de ser linear e as melodias se tornam dissonantes, originando momentos de verdadeira comunicação através dos instrumentos e das projecções.


04.10.2016