A Viagem | Filipa Francisco | Ovar

FESTA 2015 | 18 Julho, 17h | Ovar



concepção e direcção artística: Filipa Francisco
música original e direcção: António Pedro
direcção musical: Ricardo Freitas
interpretação: Susana Gaspar, Bruno Alexandre, Grupo Folclorico Os Fogueteiros de Arada (rua), Grupo de Folclore Casa do Povo de Válega (palco)
assistência de direcção artística: Pietro Romani
figurinos: Ainhoa Vidal
desenho de luz e direcção técnica: Mafalda Oliveira
desenho de som: Ricardo Figueiredo
produção executiva: Filipa Achega
produção e difusão: Materiais Diversos
co-produção Mundo em Reboliço, Festival Materiais Diversos, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Teatro Virgínia (Torres Novas)
projeto financiado pela Presidência do Conselho de Ministros/Secretaria de Estado da Cultura – DG Artes

A VIAGEM problematiza o modo como as manifestações populares aderem e procuram a modernidade, originando novos significados, permitindo nova apropriação e novo entendimento do seu papel nos dias hoje. O desejo de trabalhar com grupos de dança tradicional nasceu em viagem. Na primavera de 2009, a convite do Festival de Dança Contemporânea de Ramalla, Filipa Francisco conhece a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun. “Ao viajar com o grupo pela Palestina, ao assistir aos seus espetáculos em pequenas aldeias, apercebi-me do poder da dança tradicional. Esta dança toca questões tão atuais como entidade, género e liberdade. O ato de Dançar para estes jovens era na verdade um grito de liberdade. Uma forma de se libertarem das memórias duras da guerra”. Desta experiência nasce a consciência de que a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade (nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições). Sendo uma prática atual, obedece a regras e conjuga outras práticas e processos sociais. É pois neste sentido que o presente projeto ganha particular relevância.